Câmara prestigia início da vacinação em crianças

Menino de 7 anos é o primeiro a se imunizar contra a Covid-19

Dez crianças, de 5 a 11 anos, foram as primeiras a receber a vacina pediátrica contra Covid-19 em Indaiatuba, em ação simbólica realizada na tarde desta terça-feira (18) no Espaço Viber. A maioria é assistida pela Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A cerimônia simbólica de abertura da vacinação foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, pelo vereador Arthur Spíndola e pela vereadora e enfermeira Silene Carvalini, que imunizou duas das 10 crianças presentes.
Rafael Kenzo Granja Imazava, de 7 anos, entra para a história desta pandemia como a primeira criança de Indaiatuba a receber a 1ª dose da vacina Pfizer. Ele tem Síndrome de Down e estava acompanhado da mãe, Ciléia. Além dos vereadores, do prefeito Nilson Gaspar, do vice-prefeito Túlio José Tomass do Couto, da secretária de Saúde de Indaiatuba Graziela Drigo Bossolan Garcia e demais autoridades, a cerimônia que marcou a abertura da campanha no município também teve a participação dos técnicos em enfermagem Talita Tozzi da Rocha e Evanilson Neres, responsáveis pela aplicação dos imunizantes.
A vacinação para as demais crianças com comorbidades convocadas pela Secretaria de Saúde de Indaiatuba tem início amanhã (19) e acontece a partir das 9h, no Espaço Viber. O espaço foi preparado exclusivamente para a imunização infantil, contando inclusive com espaço kids para recepcionar as crianças. Isso porque é necessário aguardar 20 minutos depois da vacinação, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.
Para receber a vacina, é preciso ter sido convocado por meio da plataforma Minha Vacina e estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
“Há um ano, quando nós, adultos, recebíamos nossas vacinas, perguntávamos quando nossas crianças teriam esta oportunidade; chegou o dia e isso é grandioso para todos nós. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk.
Em caso de dúvidas, pais ou responsáveis podem consultar o WhatsApp da Saúde, no fone (19) 9 9779-3856. Este telefone só funciona como WhatsApp e não pode ser utilizado para o formato de ligações.