Abid apresenta “Projeto Moradas” na Câmara

Serviço de família acolhedora é detalhado aos vereadores; Legislativo vai apoiar divulgação

04/09/2023

Representantes da Associação Beneficente Abid estiveram na Câmara nesta segunda-feira (4) para apresentar o Projeto Moradas, que proporciona o serviço de família acolhedora para crianças e adolescentes afastados temporariamente de seus vínculos familiares. A iniciativa completa um ano em outubro e conta com a subvenção da Prefeitura aprovada pelo Legislativo.

O “Projeto Moradas” é diferente de uma adoção. Trata-se de um trabalho voluntário desempenhado por famílias que desejam acolher uma criança ou adolescente por um período, oferecendo afeto e proteção enquanto o laço familiar não é refeito ou enquanto ela não é encaminhada em definitivo para ser adotada. Nesse período, o Moradas fornece subsídio para custeio do jovem.

Ao longo de um ano, o projeto teve 85 famílias inscritas, mas apenas duas se mostraram aptas para acolher as crianças e adolescentes. Isso porque o processo preparatório é longo e rigoroso, e inclui um estudo amplo sobre as condições socioeconômicas e emocionais da família proponente.

A ideia da Abid é sensibilizar mais pessoas a se candidatarem para o projeto, razão pela qual os vereadores foram procurados.

“Nós sabemos que os representantes da população chegam a muitos cidadãos, e o apoio dos vereadores nessa divulgação é essencial”, afirma a presidente da Abid, Alice Caretta, que esteve na Câmara acompanhada da coordenadora, Patrícia Brancaglion, e da psicóloga Camila Azevedo. Para se inscrever, os interessados devem entrar no site da entidade.

O presidente Pepo Lepinsk chamou todos os vereadores que estavam na Casa no momento para participar da reunião. Estiveram presentes as vereadoras Silene Carvalini e Ana Maria dos Santos e os vereadores Wilson Índio da Doze, Du Tonin, Othniel Harfuch, Luiz Carlos Chiaparine e Hélio Ribeiro.

Até o dia 17 de outubro, quando o projeto completa um ano, a Câmara vai apoiar a divulgação do Projeto Moradas nas mídias sociais do Legislativo.

registrado em: fixa