Psicóloga Letícia Zampieri recebe Moção por publicação sobre Inclusão

Redação : Assessoria do vereador
Publicado em : 10/08/2017
Fotografia : Assessoria do VEreador

Na sessão da Câmara Municipal de Indaiatuba da última segunda-feira, dia 07 de agosto de 2017, o vereador Alexandre Peres homenageou a psicóloga Letícia Zampieri De Marco Fernandes com uma Moção de Congratulações aprovada por unanimidade, pela elaboração, impressão e divulgação eletrônica do “Manual da Família Inclusiva”, que trata da família da pessoa com deficiência e a Nova Lei Brasileira de Inclusão.

A família é o primeiro grupo social que o ser humano participa, e é por meio das relações familiares que a criança constrói seus valores, sua visão do mundo e a imagem de si mesma. A pessoa com deficiência têm os mesmos direitos que todas as outras pessoas: de ter uma casa e uma família que cuida, ensine o ofereça oportunidades para que ela desenvolva o máximo de suas capacidades. Ela tem direito de ir à escola, ao clube, ao cinema; tem direito de trabalhar, namorar e constituir sua própria família.

Neste sentido, o Manual produzido pela psicóloga homenageada chama a atenção para que as famílias conheçam os programas e os serviços que podem ajudar no desenvolvimento das pessoas com deficiência. “É importante ter as informações corretas”, destaca a autora.

“A rede socioassistencial é um conjunto integrado de iniciativas públicas e da sociedade civil que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos”, aponta a autora, destacando, nesta rede, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

É importante que as famílias, os educadores e todos os interessados conheçam a rede socioassistencial, a rede de assistência à saúde, rede educacional e as organizações da sociedade civil para que todos possam colaborar na construção de um futuro breve, em que todos sejam considerados cidadãos legítimos.

O MANUAL DA FAMÍLIA INCLUSIVA está disponível para download, no link abaixo: https://goo.gl/Ymyy2x