Público comparece na 2ª. reunião do Código Verde promovida pelo vereador Bruno Ganem

A 2ª Reunião do Código Verde ocorreu na última quarta-feira (25/03) com um público de cerca de 80 pessoas. O encontro contou com a palestra do Secretário Nilson Alcides Gaspar (SEMURB), do Superintendente do SAAE (Eng. Alexandre Carlos Peres), do Presidente do CONDEMA (João Cantarelli Júnior), além do jovem ambientalista Rafael Jó Girão (Instituto Ambiente em Foco).

O evento teve início com a prestação de contas do Secretário da SEMURB, que apresentou os principais projetos ambientais ligados a sua Secretaria, como a Compostagem realizada com os galhos de árvores, as 140 mil mudas plantadas em 2008, a operação Cata Bagulho, o Canil Municipal, dentre outros.

Em seguida, Alexandre Peres tratou das ações que o SAAE está promovendo. Vale ressaltar a iniciativa no sentido de ampliar até o fim de 2009 para 100% a taxa de esgoto tratado e o Programa do Biodiesel (com óleo de cozinha).

O Sr. Cantarelli enfatizou a importância do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e a necessidade deste conselho ganhar um maior espaço no município.

O Ambientalista Rafael enfatizou os desafios que o município possui na área ambiental, especialmente no que diz respeito às diretrizes do Programa Estadual intitulado "Município Verde". Hoje a cidade se encontra na 202ª posição do Estado, apesar de ser referência em diversos projetos pontuais na área Ambiental. Segundo ele, é preciso constituir objetivos e indicadores amplos da questão ambiental do município.

Encerrando o encontro, o vereador Bruno Ganem, idealizador e organizador do Código Verde, promoveu a divisão dos interessados em 3 Grupos de Trabalho:

1) Poluição e Resíduos (Esgoto tratado, uso da água, Lixo Mínimo e Poluição) 2) Verde na cidade (Recuperação de Mata Ciliar, Arborização Urbana e Habitação Sustentável) 3) Estrutura Ambiental e Participação Social (Educação Ambiental, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental)

Os grupos irão se reunir conjuntamente em data a ser definida em breve. Na ocasião, serão escolhidos os Coordenadores e Secretários de cada grupo. Além disso, no sentido de capacitar os participantes, será oferecida uma Palestra sobre a Educação Ambiental no Município, a ser ministrada pela Secretária da Educação Jane Scodro Ferretti.

Foto: Andrei William
Texto: Ana Paula Lieb