Falta de fiscalização estimula mendicância e constrangimento a passageiros na Rodoviária, alerta o vereador Linho

030.jpgComerciantes já levaram o problema à Administração, mas não foram atendidos; Linho comunica o prefeito Reinaldo Nogueira e pede solução

A falta de guardas municipais para fazer a vigilância e fiscalização patrimonial durante o fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de Indaiatuba tem estimulado o surgimento de focos de mendicância e a sensação de insegurança. A reclamação é dos usuários, comerciantes e taxistas que exploram seus negócios no local. Segundo eles, o problema já foi comunicado à Administração da Rodoviária, vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), mas até o momento não houve uma solução. “Os pedidos de ajuda, normalmente em dinheiro, são acompanhados de intimidações veladas aos passageiros de ônibus,” explica um dos comerciantes.

Na ausência de uma solução, o Vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), também recebeu o pedido dos comerciantes e já solicitou providências urgentes ao prefeito Reinaldo Nogueira (PDT). “Nós entendemos que há a necessidade de um replanejamento dos pontos de permanência e vigilância da Guarda Municipal naquele local”, avalia. “Também estamos propondo um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social (Semfabes), para a identificação e triagem destes pedintes e encaminhamento para os programas de assistência.”

O vereador disse que, conforme relato de um usuário do Terminal Rodoviário, na semana passada dois integrantes destes grupos iniciaram uma briga próximo ao Guichê de Venda de Passagens e não havia ninguém para separar os agressores. “A pessoa que relatou isso disse que havia duas filas de passageiros enormes, prontas para embarcar com destino a Salto e a Campinas, e isso tumultuou a rotina do local, com pessoas correndo pra lá e pra cá, até cessar a briga”, explica.

De acordo com o vereador, a presença da Guarda Municipal no Terminal Rodoviário durante o trânsito de passageiros é importante, também, para conter o embarque e desembarque de produtos destinados ao comércio irregular no Município. “Recebemos informação, que é de conhecimento de qualquer pessoa que viaja entre Campinas e Indaiatuba, do transporte de mercadorias por ambulantes de outras cidades, que carregam visivelmente os seus mostruários dentro dos ônibus para o comércio irregular em Indaiatuba,” alerta.

Outros Pontos

Linho lembra ainda que o aumento de casos de mendicância tem sido evidente em vários pontos da cidade, como próximo ao semáforo do cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Avenida Itororó. “É muito comum os casos de embriaguez nestes grupos e, por conta disso, as abordagens acabam sendo intimidatórias, seguidas de reações exageradas diante da recusa de um pedido, porque a pessoa age sob o efeito do álcool e não está de posse de todas as suas faculdades mentais normais,”comenta o vereador.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Da Assessoria do Vereador